AmpararAssistirEducarIntegrar na sociedade crianças e adolescentes em situação de carência afetiva e financeira

Contribuindo para a formação de cidadãos melhores

Muitos anos são passados e no eco do tempo, escutamos hoje, as vozes dos pioneiros que fundaram o Lar.

Havia um deles que veio de longe, após a 2ª grande guerra, vindo da Alemanha. Depois de passar por outros países, o Sr. João Kaufmann se instalou na região do Rochdale em Osasco – SP. Ele sentiu a grande necessidade de recolher crianças que andavam pelo bairro, sem lar e sem os pais que as abandonaram.

Assim uma menina foi recolhida, depois outra, mais outra e quando percebeu haviam dezesseis, verificando então, a necessidade de ampliar sua própria casa para abrigá-las.

Vieram depois outros companheiros, que assim como o Sr. João, eram espíritas da região de Osasco e São Paulo, unificando com sinceridade, boa vontade e trabalho, os conceitos e propósitos de fundarem uma instituição para abrigá-las, nascendo assim o Lar “Jesus Entre as Crianças”, que desde a sua fundação teve inserido em seu Estatuto, os preceitos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

As dificuldades naquela época foram enormes, mas sempre confiando na ajuda e proteção dos amigos espirituais, eles percorreram as ruas do bairro e do centro de Osasco, praticamente de porta em porta, solicitando doações de alimentos e roupas, que pudessem ajudá-los na missão de acolhimento daquelas crianças.

Hoje, olhando a estrada percorrida, contando com os esforços de inúmeras pessoas que trabalharam e trabalham neste Lar, sentimos imensa alegria em termos a grande oportunidade de praticar o bem ao próximo, através do voluntariado.

Sentimos muitas alegrias, que se transformam em lágrimas de agradecimento à Deus, quando recebemos depoimentos de algumas crianças que foram auxiliadas pelo Lar, que se mostram agradecidas por terem tido a oportunidade de serem criadas com muito amor e terem sido orientadas para os estudos, mas principalmente nos falam sobre as lembranças que ficaram gravadas em suas memórias dos bons momentos vividos no Lar.

Atualmente, graças às doações, ao bazar beneficente e principalmente pelo trabalho incansável dos diretores, conselheiros, voluntários e colaboradores, que ao longo do tempo atuaram e atuam com muita dedicação para a causa, foi possível ampliar as dependências do Lar, melhorando o espaço físico, para que tenhamos lugares adequados para realizar atividades para os beneficiários e eventos com a comunidade. Também foi possível contratar profissionais qualificados, que proporcionam às crianças e adolescentes meios de se instruírem intelectual e moralmente, oportunizando o seu desenvolvimento integral.

Oferecemos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, pautado na defesa e afirmação de direitos, desenvolvimento de capacidades e potencialidades. São oferecidas oficinas socioeducativas, esportivas, recreativas, música, artes, artesanato, robótica, além das aulas de judô e capoeira – que lhes propiciam melhor sociabilidade, respeito coletivo e meio ambiente.

As crianças e adolescentes são atendidas em contraturno escolar, possuímos um ônibus que faz o transporte das crianças de 6 a 11 anos no trajeto: Lar – Escola e Escola – Lar. Oferecemos as principais refeições de acordo com o período matriculado e orientações quanto aos cuidados com a saúde e hábitos adequados de higiene.

Desta forma, elas passam o dia todo ocupadas, utilizando o seu tempo para adquirir conhecimentos, em ambiente saudável e seguro, enquanto seus responsáveis trabalham.

Para manutenção dos nossos serviços ainda contamos com doações de pessoas física e jurídicas, parceria de empresas privadas e órgãos públicos, nos projetos que são criados por nossa equipe pedagógica e nos eventos organizados ao longo do ano.

A arrecadação beneficente segue um calendário de eventos anual, onde são feitos massas italianas, jantares, almoços, chás, festas típicas, bazares, entre outros, sempre com a apresentação do nosso grupo vocal “Esperança”.

E para coroar nossos propósitos, na Sociedade Espírita, codificada nas obras básicas de Allan Kardec, temos atividades nas quais encontramos apoio e inspiração para que continuemos a atuar em trabalhos solidários, atendendo as pessoas em suas necessidades. As atividades como reuniões abertas (palestras), reuniões de educação mediúnica, psicografias, fluidoterapia, estudos da doutrina espírita e evangelização às crianças e adolescentes.

Agradecemos a Deus, a todos aqueles que ajudaram e ajudam o Lar, em toda a sua trajetória e pedimos a todos que estiverem lendo essas linhas que possam se confraternizar conosco neste trabalho de Amor.

Finalidades Estatutárias

O Lar “Jesus entre as Crianças” seguindo orientação filosófica, baseada na Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, tem por finalidade a assistência, educação e amparo de crianças, adolescentes e adultos em situação de risco e vulnerabilidade.

Promoverá o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, credo religioso e quaisquer outras formas de discriminação, bem como prestando serviços gratuitos.

Missão

Assistir a crianças, adolescentes e adultos oferecendo um espaço de oportunidades através de convívio que traduzam amor, fraternidade, igualdade, respeito e responsabilidade, objetivando torná-los cidadãos conscientes e autônomos.

Visão

Atender crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social e suas respectivas famílias, proporcionando-lhes um ambiente adequado com recursos e viveres necessários e suficientes, prestando assistência material, moral, intelectual e psicológica.