Robótica – Entre as Crianças Projetos de Conclusão Módulo 1 – 2022
As aulas do Projeto Robótica Entre as Crianças são divididas e organizadas em módulos, com duração de 4 meses cada. Ao fim de cada módulo, as turmas realizam um projeto de conclusão de módulo, a fim de exercitar os conhecimentos adquiridos no decorrer do módulo cursado.
As turmas iniciadas em agosto de 2021 (Início do Projeto) realizaram o projeto de conclusão no mês de fevereiro de 2022 devido o recesso escolar. O planejamento do desenvolvimento dos projetos foi feito pela equipe do projeto, de forma personalizada a cada turma, a fim de resultar no melhor aproveitamento das habilidades desenvolvidas, levando em conta as dificuldades individuais e faixa etária dos alunos. Segue o descritivo e resultados dos projetos do primeiro módulo:
Jogo Salve as Plantinhas
https://scratch.mit.edu/projects/673363777/
Além dos conhecimentos em Robótica, os alunos desenvolvem jogos com a ajuda dos professores. O Jogo “Salve as Plantinhas” foi desenvolvido com as turmas mais novas, exercitando a criatividade no desenho dos personagens e lógica de programação utilizando blocos coloridos para aprender a programar de forma lúdica. Em aula, fizemos pesquisas e rodas de conversa para discutir a importância da preservação do meio ambiente e sua fauna e flora.
Robô Caixa de Leite
O robô caixa de leite é um projeto de ecorobótica, que ensina os princípios da robótica e eletrônica com ênfase no uso de materiais reutilizáveis, enfatizando aos alunos a importância da reciclagem no meio ambiente. Utilizamos uma placa controladora chamada “Micro:Bit” para realizar a programação e o circuito eletrônico. Os alunos programaram com a ajuda dos professores, para que o robô se movimente ao detectar alterações de iluminação no ambiente.

Cancela de Trânsito
Este é um projeto que aplicamos com os adolescentes devido a sua complexidade. Desenvolvemos um modelo 3D para compor a nossa cancela de trânsito, exercitando a visão espacial e conhecimentos com unidades de medida. Depois, aprendemos como funciona a tecnologia de impressão 3D para compor nosso projeto, transformando uma ideia em desenho digital, e depois tranformando-o em realidade.

Jogo do Covid
Em meio a pandemia de Covid 19, fizemos este projeto para entender melhor como podemos nos proteger e evitar a disseminação do vírus, destacando a importância do uso de máscara e higienização das mãos, e subretudo a importância da vacina. No jogo, seu objetivo é desviar dos inimigos e coletar itens que te protege de infecção, como a máscara e o alcool em gel. Os alunos desenharam e programaram o jogo com auxilio dos professores.

Projeto de Segurança
Para este projeto, nós buscamos desenvolver a partir do tema segurança, Começamos fazendo um brainstorm de ideias sobre problemas na nossa comunidade que poderíamos resolver utilizando nossos conhecimentos, nossa tecnologia e nossos recursos da sala de robótica. Chegamos na ideia de desenvolver um protótipo de um cofre que abriria por aproximação de um cartão (semelhante ao funcionamento de pagamentos por aproximação, cartão de ônibus, catracas, etc).
Acesse nosso instagram e assista :
https://www.instagram.com/larjesusentidade/

Além de proporcionar a oportunidade de aprender tecnologia, nosso trabalho está focado em despertar nos alunos a habilidade de autonomia na realização das atividades. Estamos focando em tirar os pensamentos de “Não vou conseguir”, ou os de “Isso vai ser muito difícil”, e substituir pelos pensamentos de “Vamos tentar”, “Temos que conseguir”. Sentimos que cada vez que eles conseguem realizar projetos neste nível de complexidade, eles se sentem mais aptos e mais próximos à tecnologia.
