Olhando para Trás…. O Passado?

Olhando para Trás…. O Passado?

Livro Renovando Atitudes – Francisco do Espírito Santo Neto (Espírito – Hammed)

“Tal é aquele que tendo feito mal sua tarefa, pede para recomeça-la a fim de não perder o benefício do seu trabalho….”  “Rendamos graças a Deus que, na sua bondade, concede ao homem a faculdade da reparação e o condena irrevogavelmente pela primeira falta.”  (CAPÍTULO V, ITEM 8 – Evangelho)

ÁGUAS PASSADAS NÃO MOVEM MOINHO…… todos conhecemos essa expressão, muito inteligente e que nos convida a refletir na necessidade do nosso constante olhar para trás.

O que perdemos com isso? A possibilidade de evoluir rapidamente e transforma a vida nossa e daqueles que estão a nossa volta, perdemos a possibilidade de usar nosso presente para transformar o nosso futuro e chegarmos mais rapidamente ao Reino de Deus.

A culpa significa a paralização das nossas oportunidades de crescimento no presente em consequência da nossa FIXAÇÃO DOENTIA em comportamentos do passado. Seria o complexo da GABRIELA? (nasceu assim, cresceu assim e vai ser sempre assim ;( totalmente desnecessária essa nossa atitude, não nos impulsiona a nada.

O QUE SIGNIFICA PECADO???? Seria um constante sentimento de culpa e por sequência um total pecador… Mas Jesus ensinou que o amor cobre uma multidão de pecados, e quando esteve conosco disse que não estávamos mais em pecado, pois ele veio para extinguir o pecado da Terra, com seu amor benevolente e bondoso.

Quase todas as religiões como meio de explorar a submissão de seus fiéis, usam Deus e suas Leis, como provedores do mecanismo de punição e repressão, afirmando que apenas aqueles que Temem a Deus serão salvos. E ao mesmo tempo dizem que o Criador da Vida é infinita Bondade e Compreensão e que sempre nos vê com “olhos do amor”; e portanto nunca pune suas criaturas, mas sim, na realidade são elas mesmas que se autopenalizam, por não se renovarem nas oportunidades do livre-arbítrio e por ficarmos agarrados aos erros do passado, no presente.

A cultura atual é a mais grave geração de Culpa, na formação dos relacionamentos, seja no social ou no âmbito familiar. Ficamos o tempo todo induzindo os indivíduos a culpa e remorso constante. Ex: A Mãe que diz ao filho que ele ainda a matará de desgosto ou do coração, ao invés que incentiva-lo a se colocar no ligar do outro e fazer como Jesus ensinou: “Não fazer ao outro aquilo que não quereis que ele vos faça.” Usa essa tática comum para manter o controle sob a outra pessoa, e mesmo os filhos que diante das adversidades aprendeu a usar de chantagem emocional, para convencer os pais a satisfazerem todas as suas necessidades. Parece que é proibido negar algo à um filho que ele vai e desmontar inteiro.  No livro Quem Ama Educa – do Dr. Isami Tiba ele diz: Estamos criando crianças e adolescentes com Parafusos de Geleia, apertou explode.  Falta completa e total capacidade de sermos resilientes diante dos ditames da Vida.

Culpar não é educativo e tão pouco gera crescimento, mas sim, um método que induz as pessoas a não se responsabilizarem por seus atos e atitudes.

A maior parte dos indivíduos teimam em culpar os outros, adoram representar o papel de vítimas injustiçadas e infelizes, perseguidos por tudo e por todos. Colocam seus erros nos ombros das pessoas, da sociedade, da religião, dos obsessores, enfim do mundo todo.

No entanto, só eles poderão decidir se reconhecem ou não suas falhas, porque somente dessa forma é que se libertarão da prisão mental, à qual eles mesmos se confinaram. É complicado assumir as suas dificuldades e imperfeições, mas somente através da Verdade que sairemos das ilusões impostas por nós mesmos.

“Ninguém que lança mão do arado e olha par trás, é apto para o Reuno de Deus.”

Quando ficamos remoendo o passado, perdemos a valiosa oportunidade de melhor o presente e assim para obtermos um maravilhoso futuro. Estragamos nosso momento presente, trazendo à tona situações que não mudaram mais.

A culpa se estrutura nos alicerces do Perfeccionismo. Alimentamos a ideia que não somos bons o suficiente se tudo não sair com perfeição. Esquecemo-nos porém que todo nosso comportamento é decorrente da nossa idade evolutiva, somos tão bons quanto a nossa idade permite.

A primeira maneira de nos desvencilharmos do passado e da culpa é perdoamos a nós mesmo, com o mesmo amor que Jesus nos Ama, veja bem: Deus nosso Pai entende que estamos sujeitos a errar e acertar, portanto em nenhum momento ele precisa nos perdoar. Deus entende que estamos aprendendo, o nosso orgulho é que impede que vejamos isso, ou seja PERDOE A SI MESMO, quanto antes. Pois Deus nosso Pai, já nos vê como Perfeitos.

Quanto mais nos apropriarmos da Essência Divina que habita em nós, mas facilmente perceberemos a importância de confiarmos em Deus e viver o AQUI E AGORA.

A Divina Providência sempre nos concede a faculdade da reparação e não nos condena irrevogavelmente. Não há porém necessidade de nos culparmos sistematicamente, pois seremos cobrados pelo “muito” ou pelo “pouco” que nos foi dado, ou mesmo muito se pedirá a aquela que muito recebeu.

Paulo de Tarso que era Saulo perseguidor dos Cristãos, disse: “A mim que fui antes blasfemador, perseguidor e injuriador, mas alcancei a misericórdia de Deus, porque o fiz por ignorância, e por ser incrédulo.”

Não guardemos culpa. Optemos sempre pelo melhor, modificando nossa conduta. Reconheçamos o erro e não olhemos para trás, sempre para frente, dando continuidade à nossa tarefa na Terra.

Conversando sobre o evanglho de Jesus na Reunião do dia 25 de Maio de 2022.

Mônica Correia – Voluntária do Lar “JESUS ENTRE AS CRIANÇAS”